Quando você se aposentar, vai conseguir manter o mesmo padrão de vida que tem hoje? Aposentadoria é um assunto muito comum para os brasileiros. Mas, você deve saber que contar com a ajuda do governo não é a melhor saída para ninguém. Por isso, vamos te explicar o que é a Previdência Privada, as vantagens para o investidor e por que esse investimento cresce tanto no Brasil.
O que é Previdência Privada?
A Previdência Privada é um investimento para objetivos de longo prazo, bem como um Plano de Aposentadoria sem ligação alguma com o conhecido INSS, garantido pelo governo. Como é muito comum esse sistema público não ser suficiente para garantir uma aposentadoria tranquila, muitos brasileiros optam por adquirir um plano de Previdência Privada.
Como funciona a Previdência Privada?
Os Planos de Previdência são compostos por fundos de investimento especialmente constituídos, que podem ser ofertados aos colaboradores pelas empresas em que trabalham, ou serem adquiridos individualmente por meio de instituições autorizadas, como BTG Pactual Vida e Previdência, por exemplo.
As empresas por trás desse tipo de investimento têm o compromisso de pagar uma renda ao investidor no fim do período de contribuição.
Vantagens da Previdência Privada
- Imposto de Renda mais baixo, podendo chegar a 10% na tributação regressiva;
- Não possuem come-cotas;
- Diferimento fiscal de até 12% do IR, no caso do PGBL;
- Portabilidade entre planos, sem incidência de IR; Disciplina financeira;
- Planejamento sucessório: não entra em inventário, isenção de ITCMD (dependendo do Estado) e rapidez e agilidade no pagamento aos beneficiários.
Você sabe o que significa “come-cotas”? Em palavras simples, o termo se refere ao recolhimento antecipado de uma parte do IR sobre os seus ganhos. Isso ocorre a cada 6 meses, em maio e novembro.